Não sou carioca. Estive na Cidade Maravilhosa só duas vezes, mas não zanzei muito por lá. Uma a trabalho, ou seja, vai e volta, e outra para passar o Revèillon (não tente fazer isso em casa. É a visão do inferno!). Sou sincera, não vi nada de absolutamente demais lá. Provavelmente porque as coisas pelas quais o RJ é famoso não são as que procuro na vida.
Mas de repente, não mais que de repente, a Cidade Maravilhosa virou o inferno! Tanque subindo, tanque descendo, tiro indo, tiro vindo, gente correndo, gente gritando, gente morrendo, gente matando. Não tenho acompanhado de perto o assunto porque já são tantos anos de mais do mesmo quando se trata de tráfico, violência e morro cariocas que acho que nem vale a pena, mas como brasileira e minimamente informada, a gente acaba sabendo.
A pergunta é: COMO ASSIM???
O filme Cidade de Deus explicou em breves palavras o que aconteceu no Rio para ele ficar refém do crime: ausência total do Estado no que tange assistência à pobreza e exclusão social. E o filme Tropa de Elite (1) escancarou a dependência e conivência da Instituição de Segurança Pública carioca corrupta e incompetente com as tetas da criminalidade.
Ok. Explicado. Beleza.
A outra pergunta é: o que aconteceu para a polícia subir morro, assim na doida, como se não houvesse amanhã? O crime sempre esteve lá, no mesmo lugar, com as mesmas pessoas. O governo sempre soube quem, como, quando, onde, porque, etc. sobre tudo.
Mais uma pergunta: o que será feito depois que a coisa acalmar e a polícia voltar para seu casulo de sempre? Quem vai manter a paz e a tranquilidade no pós-guerra que se armou? Quem vai ter colhões, interesse e verbas públicas para não deixar a peteca cair e finalmente tratar o cidadão honesto, digno E contribuinte com a decência e carinho que ele merece?
E para não ficar somente nas perguntas, segue aí a sugestão, com base na atuação impecável da Polícia Goiana:
Bandido, reincidente, malvado, sem o mínimo de respeito pela vida humana quando tem um TREIZOITÃO na mão, TEM É QUE IR PRO SACO PRETO!!! E que venham os Direitos Humanos pra eu dar muita bolachada na cara.
Obs: daqui a pouco o Cristo estará com as mãos pro alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário