segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Foco Vesgo ou Míope

Todos (os poucos amigos de fé que lêem meu blog) sabem que sou uma eterna inconformada com certas coisas. Tento ser coerente e me inconformar somente com o inconformável. Confesso que às vezes extrapolo e acho quase tudo muito ruim. Vai entender!

Vamos ao que interessa: novamente embevecida com a apresentação lúdica, bela, harmônica, encantadora do Cirque Du Soleil - Quidam, uma lágrima me veio aos olhos ao confrontar o pensamento: como tem gente que investe seu tempo e neurônios para realizar algo tão belo, inteligente, leve e saudável para o corpo e a alma e outros que gastam o mesmo cociente de tutano e tempo construindo armas e fomentando a guerra?
Da mesma forma pensei ao receber um e-mail com links (vide abaixo) de ações de Marketing realizadas em locais públicos, que chamam a atenção pela criatividade e conceito inusitado, provocando nos transeuntes aquela sensação de leveza, de surpresa positiva que contagia a alma e nos faz suspirar, nos sentir especiais naquele momento. Tudo bem que se trata de ações de marketing que têm como intuito alimentar a cadeia de produção e consumo que acabam com o imperativo COMPRE, mas... consome quem quiser. Quem não quiser simplesmente aproveita o momento e a mensagem. Cabe aí um pouco de inteligência e seletividade individuais para não se escravizar ou de deixar ser manipulado ou enganado.

O caso é que: parece que muitas pessoas habitantes deste planeta estão focando no objetivo "errado". Enquanto estão tentando ir à Lua, projetar aviões de caça, robôs anti-bomba, revólveres com carga elétrica paralisantes, poderíamos estar usando estes prodígios para estudar e tentar descobrir (e sociabilizar) a cura do câncer, da depressão, do alcoolismo, da dependência de drogas, elaborar alternativas para eliminar de vez a pobreza material e a miséria humana, a violência doméstica, a mentira, a ganância desenfreada, a inveja talvez, técnicas que otimizassem as colheitas e assim, extinguissem a fome.

Às vezes penso no conceito de que “O Mundo Vai Acabar Amanhã” e concluo: QUE BOM!!! Que acabe logo e que se comece outro, melhor, mais harmônico, justo e coeso. Não sei se teríamos esta oportunidade e, se tivéssemos, a usaríamos melhor ou cometeríamos os mesmos erros.
O que importa neste texto hoje, porém, não é o feio e sim seu oposto. Assistam aos vídeos e tirem suas próprias conclusões. Mas já induzo (sou humana, oras!): é ou não é desvio de foco criar a guerra e o ódio enquanto se pode realizar expressões públicas tão criativas e positivas como as dos vídeos???

http://www.youtube.com/watch?v=nIhae1qucKA

http://www.youtube.com/watch?v=VQ3d3KigPQM

http://www.youtube.com/watch?v=0UE3CNu_rtY&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=bhiHciHiQT8&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário