segunda-feira, 7 de junho de 2010

COPA DO MUNDO, QUE ALEGRIA!!! ÁFRICA 2010...

Estamos quase lá, para dar o pontapé inicial da Jabulani e seja o que Deus quiser. Excitação total. Ok, gente. Gosto de esportes em geral, gosto de boas partidas de futebol, a festa é bonita coisa e tal, mas...
Furor e mobilização nacional e internacional, movimentações de todas as formas em todos os cantos do planeta (como se planeta tivesse canto). TVs 24 horas por dia dando notícias do que nem notícia é mais, de tanto que já foi falado ou que ainda não é notícia, pois ainda nem aconteceu com a mais nova tecnologia, em tempo real, full HD, 3D et Cetera e tal. Sistemas de segurança dignos de uma invasão alienígena. FINALMENTE olhamos para Mama África, mas será que foi pelo motivo ideal?
De repente o continente africano e sua maior potência, a África do Sul, foram colocados no mapa mundi. Matérias sobre a capital, as selvas, os reis polígamos, as crianças órfãs com e pela AIDS, as vítimas das minas terrestres, as eternas epidemias de malária, ebola, desnutrição e fome, a pobreza, a falta de água potável, saneamento, expectativas e esperanças. Isso para não falar nas matérias que falam do luxo dos hotéis, restaurantes, passeios de trem a R$3.800,00, totalmente inacessíveis para aquele mundão de gente, ferrada e ainda sim, sorridente.
Trinta anos após Mr. Jackson ter apresentado ao mundo ocidental capitalista e mesquinho este retrato obsceno, o mesmo pouco mudou e daqui a trinta anos muito pouco terá mudado. Por que? Porque a solução destes problemas não nos interessa. Não sentimos na pele nada do que foi narrado acima. Bem, nada não é bem assim, pois apesar da sensacional maravilhosa situação de nosso país que sai na mídia mundial, também temos boa parte das questões citadas. Mas estamos felizes. HEXA-CAMPEÃO é o grito que se acumula na goela. É isso que importa, é isso que nos faz feliz. Será que será sempre assim, sempre só isso com que nos identificamos? Ah, não! Tem ainda Carnaval e cerveja. Sem se esquecer das mulatas...
Que pena que minha querida seleção do Togo não se classificou para esta edição. Se tivesse, teria para quem torcer do fundo do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário